Pós-operatório - Innova Fisioterapia Clicky

Pós-operatório

PÓS-OPERATÓRIO

Pós-operatório das Cirurgias Plásticas (Corporal e Facial)

O resultado final de uma cirurgia plástica está diretamente relacionado aos cuidados empregados no período do pós-operatório!

Por isso a nossa atuação inicia com a abordagem pré-operatória – durante uma consulta conhecemos os hábitos e necessidades do paciente, para assim sugerir uma rotina dentro da sua realidade e que não interfira em sua recuperação.

Atuamos sempre em parceria com o cirurgião plástico para minimizar intercorrências clínicas e, adotamos condutas específicas para cada tipo de cirurgia.

Normalmente, 48h após a cirurgia, o paciente faz sua primeira sessão de fisioterapia com aplicação da drenagem linfática manual e técnicas de manipulação específicas. Após a sessão, o paciente já se sente mais confortável e seguro – devido à diminuição do inchaço e alívio da dor.

Associamos a drenagem com outras terapias, de acordo com as cicatrizes e, sinais e sintomas presentes a cada sessão: Leds, laser de baixa potência, taping, uso de placas contensivas e endermoterapia vibratória.

O protocolo abrange, se necessário, a troca de curativos e cuidados com o dreno pós-cirúrgico, além de sempre contar com orientações quanto ao uso correto do sutiã e da cinta, postura, respiração e movimentos do dia-a-dia.

Sugestão inicial: 05 a 10 sessões, de acordo com sua cirurgia. Frequência média: 2x/semana, em dias espaçados.

Para pacientes que residam em bairros distantes do Tatuapé ou prefiram o atendimento domiciliar, a Innova Clínica oferece o atendimento Home Care – com todos os equipamentos necessários e disponíveis na clínica (maca retrátil e equipamentos portáteis), assim como os itens de segurança indispensáveis para o atendimento completo (itens descartáveis e materiais de curativo).

Fibroses​

A fibrose é parte do processo de cicatrização, mas não deve ser considerada como resultado do procedimento. Trata-se de uma resposta do organismo ao trauma gerado por uma agressão cirúrgica, ou seja, é a cicatrização da área abordada – quanto maior a lesão, maior será a formação da fibrose.

No caso da lipoaspiração a fibrose se forma no local onde foi retirada a gordura – em nódulos, cordões ou placas.

A fibrose pode ser tratada, independentemente do tempo, mas idealmente dentro de 01 ano após o procedimento cirúrgico. Quanto antes se iniciar o tratamento, mais rápido alcançará um bom resultado.

Além de técnicas de liberação cicatricial manual, utilizamos também tecnologias para auxiliar no tratamento, reduzindo as ondulações, nódulos e retração da pele.

O tratamento da fibrose requer um profissional capacitado e atualizado, que seja capaz de avaliar corretamente este tecido, aplicar as técnicas corretas, no intervalo adequado, sem agredir ou promover mais lesão no local e, orientando o paciente como ele também pode contribuir para este resultado final, através de exercícios terapêuticos específicos, uso coreto da cinta e placas de contensão.

Pós-operatório das Cirurgias Vasculares​

No pós-operatório da cirurgia vascular a fisioterapeuta utiliza recursos e técnicas de terapias manuais que otimizam os resultados do procedimento, minimizando edemas (inchaços), hematomas e limitações de movimentos. Mas, o principal objetivo do tratamento é garantir que o paciente retome suas atividades habituais de forma mais rápida, sem dor ou disfunções.

O tratamento pode ser iniciado no pós-operatório imediato e, quanto antes iniciada a intervenção da fisioterapeuta melhores serão os resultados.

Acompanhamos os curativos e o correto uso da meia pós-cirúrgica e, estamos em constante comunicação com a equipe médica responsável por cada paciente. O Fisioterapeuta é o profissional mais capacitado para reabilitar o paciente pós-cirúrgico!

Quer conhecer o que há de mais atual na área de fisioterapia dermatofuncional?

Entre em contato com a nossa equipe para agendar a sua consulta personalizada!